Movimento pela Legalização da Canábis

2007-01-25

[COM.Maria] EVENTO NA CREW HASSAN


A COM.Maria vai realizar a primeira festa da Marcha para Maio.
Vai ser Sábado, dia 27 de Janeiro, na Crew Hassan com abertura às 4:20(pm) com a projecção do filme "Grass" ao que se seguirá uma pequena tertúlia de discussão sobre o tema da proibição e uma apresentação do movimento COM.Maria - Marcha para Maio.

À noite terá lugar uma festa Reggae Roots com a animação por conta dos selectors do sound-system Jah Army Corporation.

A entrada, 3€, destina-se a angariar fundos para a organização da Marcha Global da Marijuana Lisboa 2007 que terá lugar a 5 de Maio e que juntará Lisboa a mais de 150 cidades de todo o mundo numa manifestação global pelo fim da proibição.

Comparece, dá o teu contributo!

Local: Crew Hassan
Rua das Portas de Sto. Antão 159 - 1º - Lisboa
Fonte: MGMLisboa.org
Notícia: Horta da Couve

Etiquetas:

2007-01-12

Ílhavo: Detidos três suspeitos de tráfico de droga

A GNR anunciou hoje a detenção de três homens por suspeita de tráfico de droga, em Ílhavo, após buscas domiciliárias, durante as quais foram encontradas mais de 3.500 doses de haxixe, refere a Lusa.
De acordo com informação policial, as detenções ocorreram quinta-feira em Ílhavo, culminando uma investigação que levou à realização de buscas, de que resultou a apreensão de estupefacientes.

Nas buscas domiciliárias foram encontradas 3571,5 doses individuais de haxixe, além de pequenas quantidades de heroína e ainda sementes de «cannabis».
Além da droga foram apreendidos aos suspeitos cerca de três mil euros, 13 telemóveis, uma balança digital, um fio de ouro, DVDs e ainda seis engenhos explosivos e quatro pistolas, duas delas de alarme.

Notícia: Portugal Diário

Etiquetas:

2007-01-10

Cascais: Condutor detido com haxixe

Um homem de 24 anos foi detido anteontem na área de serviço de Oeiras, na Auto-Estrada entre Lisboa e Cascais, na posse de 26 gramas de haxixe. A GNR de Porto Salvo, Oeiras, fazia uma fiscalização rodoviária.Residente em Queixas, o indivíduo parou na área de Oeiras pelas 22h30 de segunda-feira.
Uma patrulha da GNR de Porto Salvo patrulhava a zona, identificando condutores, quando reparou no nervosismo do jovem. “Dois militares pediram-lhe a identificação, solicitando que abrisse o carro”, disse ao CM fonte policial.

As suspeitas dos militares confirmaram-se, uma vez que o indivíduo guardava 26 gramas de haxixe no porta-bagagens da viatura.
Detido de imediato, ficou, por ordem de um juíz, a aguardar o desenrolar do processo em liberdade.

Notícia: Correio da Manhã

Etiquetas:

2007-01-08

Loulé: Homem detido com 25 mil doses de haxixe

O comando da GNR de Faro anunciou esta segunda-feira a detenção de um homem, de 45 anos, suspeito de tráfico de droga, e que tinha na sua posse 25 mil doses de haxixe.
De acordo com a agência Lusa, a detenção verificou-se na tarde de sábado e ocorreu na sequência de uma investigação do destacamento territorial de Loulé.

Durante uma busca à residência do detido, em Sobralinho de Alfeição, Loulé, foram apreendidos vários «sabonetes» de haxixe, que dariam para 25 mil doses, e vários artigos relacionados com a manufactura e acondicionamento da droga.
A GNR apreendeu ainda outro material que se supõe estar relacionado com o tráfico, como duas armas de pressão de ar, 15 euros em notas, um leitor de mini-cassetes, duas máquinas fotográficas, uma máquina de filmar e um leitor de vídeo.

O indivíduo vai ser presente, ainda hoje, ao Tribunal Judicial de Loulé para um primeiro interrogatório.

Notícia: Portugal Diário

Etiquetas:

Olivais: Apreendidos 23 quilos de haxixe a traficantes

A PSP desencadeou anteontem uma operação de combate ao tráfico de droga na zona dos Olivais e apreendeu 23 quilos de haxixe e 17 mil euros em dinheiro a cinco suspeitos, entre os 30 e os 40 anos.

Segundo uma fonte oficial do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa, a operação foi o culminar de uma investigação de nove meses, levada a cabo pela Equipa de Investigação Criminal da Divisão da PSP dos Olivais.

Feitas buscas domiciliárias às casas dos suspeitos, foram apreendidos 23 quilos de haxixe e 17 mil euros em dinheiro. A PSP apreendeu um carro de alta cilindrada e um motociclo, pertencentes a dois dos suspeitos que se dedicavam ao negócio da venda de droga naquela zona.
Os suspeitos serão presentes a tribunal durante o dia de hoje.

A acção policial foi semelhante à ocorrida em Almada, na manhã de sexta-feira – em que a GNR deteve quatro homens e duas mulheres a quem apreendeu mais de 20 quilos de haxixe, que vendiam no Monte da Caparica e arredores.
A PJ ainda não apresentou o relatório anual das drogas apreendidas durante o ano passado, mas só no primeiro semestre de 2006 as forças de segurança apreenderam perto de três toneladas de haxixe. A droga apreendida anteontem não entra neste relatório.

Texto: Sónia Simões
Imagem: Pedro Catarino

Notícia: Correio da Manhã

Etiquetas:

Absolvido à segunda de tráfico de haxixe

Um indivíduo que fora condenado por tráfico de haxixe nas instalações do CAT e condenado a 16 meses de prisão, recorreu da decisão, alegando que a droga que lhe foi encontrada se destinava exclusivamente ao seu consumo. O Tribunal da Relação deu-lhe razão, à segunda.

O cabeceirense Manuel António tinha sido condenado a um ano e quatro meses de prisão por, em Junho de 2003, quando se encontrava nas instalações locais do Centro de Atendimento a Toxicodependência (CAT), ter lançado para o jardim exterior um objecto que ele acabara de apanhara do chão.

Os guardas prisionais que ali se encontravam tinham estranhado o seu comportamento porque o Manuel António, então na situaçao de detido e depois de sair da consulta foi sentar-se, pouco depois, junto de um outro recluso. Quando regressou ao seu lugar que antes ocupara não se sentou logo na mesma cadeira. Baixou-se primeiro e apanhou do chão um objecto que estava por debaixo dessa cadeira.

Os guardas prisionais aproximaram-se então dele e tentaram apanhar-lhe o objecto que acabara de apanhar do chão, mas Manuel António lançou-o para o jardim do CAT através da abertura de uma janela.

O objecto que os guardas prisionais logo foram apanhar era constituído por um embrulho que continha um produto que, submetido a exame laboratorial, revelou tratar-se de cannabis sativa (resina) com o peso líquido de 14,203 gramas.

Julgado na Vara Mista, Manuel António acabou por condenado naquela pena de prisão pela prática não de um crime de tráfico de estupefacientes agravado como se defendia na acusação, mas por um crime de tráfico de menor gravidade.

Discordando da decisão, Manuel António, através do seu defensor oficioso, o jovem advogado Lima Martins, recorreu para o Tribunal da Relação de Guimarães para a reapreciação da prova.

No entendimento do defensor oficioso, o tribunal de primeira instância devia ter dado como provado que a droga apreendida ao arguido Manuel António se destinava ao seu exclusivo consumo, argumentando também ter havido na decisão uma violação do princípio in dubio pro reo.
Além disso, na fundamentação apresentada, Lima Martins chamou a atenção para o facto de, os guardas prisionais ouvidos no decurso do julgamento, não terem referenciado o arguido Manuel António como traficante, mas antes como mero consumidor e, por isso mesmo, frequentava as consultas de psiquiatria do CAT.

Os juízes desembargadores do Tribunal da Relação decidiram então reenviar para Braga o processo para novo julgamento, mas "apenas com vista a averiguar se ocorre a aludida destinação do produto estupefaciente para consumo próprio do arguido".

No novo julgamento, o colectivo da Vara Mista considerou provado que Manuel António "destinava parte da substância apreendida na sua posse ao seu próprio consumo" e não provado que ele o produto apreendido na sua posse "à venda a outros reclusos no estabelecimento prisional onde então se encontrava detido, nem inversamente — como o próprio sustentou em audiência de julgamento — que o destinasse integralmente ao seu próprio consumo". Manteve-se, pois, a decisão anteriormente tomada.

Mais uma vez insatisfeito e em defesa do arguido, o advogado Lima Martins voltou a recorrer e desta vez o Tribunal da Relação deu-lhe razão, absolvendo Manuel António.

Para os desembargadores, "(...) não tendo os demais elementos de prova indicados na fundamentação a virtualidade de paralisarem o sentido das declarações e depoimentos relevantes deve ser considerado 'provado' que o arguido destinava ao seu consumo toda a droga que lhe foi apreendida" — sublinhou o Tribunal da Relação de Guimarães.

Para os mesmos juízes desembargadores, "salvo no caso de cultivo, o sancionamento da detenção de droga para consumo próprio é hoje, após a entrada em vigor da Lei 30/00 de 29-11 do âmbito do direito contra-ordenacional".

Texto: Luís M. Fernandes

Notícia: Correio do Minho

Etiquetas: ,

2007-01-07

São Martinho do Porto: Apanhados com 210 doses de haxixe

Dois indivíduos, com 23 e 30 anos, foram detidos pela PSP de São Martinho do Porto por posse de haxixe, no dia 28 de Dezembro, pelas 00h15. Tinha droga suficiente para a confecção de 210 doses individuais.

Os detidos foram interceptados numa artéria da vila, quando se cruzaram com os agentes da polícia. A sua atitude nervosa levantou suspeitas aos agentes, que os revistaram e detectaram as referidas substâncias ilícitas, que ficaram apreendidas.

Três jovens foram detidos por tentativa de assalto a um estabelecimento escolar em Peniche, no dia 23 de Dezembro.

Os assaltantes, com 17 e 18 anos, foram surpreendidos quando saíam do estabelecimento, depois de escalarem o muro lateral para entrar no pátio. Uma vez no seu interior os meliantes arrombaram uma porta para entrar no interior do edifício e por fim forçaram a porta de acesso ao gabinete do conselho executivo e secretaria do agrupamento das escolas primárias.

Do interior do estabelecimento de ensino nada foi furtado, registando-se apenas danos provocados pelo arrombamento das portas. Os detidos foram presentes às autoridades judiciárias competentes.

A PSP de Caldas da Rainha recebeu uma queixa de furto de veículo. Os meliantes consumaram as suas intenções no período compreendido entre as 19h30 do dia 23 e as 9h00 do dia 24. O veículo encontrava-se estacionado numa das artérias da cidade, sendo o seu valor de mil euros.

Texto: Carlos Barroso

Notícia: Jornal Oeste Online

Etiquetas:

2007-01-05

Mike Tyson pode regressar à prisão

Mike Tyson, ex-praticante de boxe, pode voltar à prisão, depois de ter sido apanhado a conduzir de forma errática o seu carro, no Arizona. Segundo um relatório de polícia a que o site The Smoking Gun teve acesso, as forças de segurança encontraram cocaína no carro de Tyson.

O ex-boxeur terá dito à polícia que toma anti-depressivos, fuma marijuana e consome cocaína sempre que pode. J.R. Knight, um dos agentes que esteve em contacto com Tyson, relata que este admite continuar viciado em estupefacientes, revelando que nem consegue enrolar os próprios «charros», pedindo a outras pessoas para o fazer.

Mike Tyson pode enfrentar uma pena até sete anos de prisão.

Notícia: Mais Futebol

Etiquetas:

2007-01-03

PJ apreende Cannabis na ilha de São Vicente

Dois homens foram presos, no dia 30 de Dezembro, em São Vicente, na posse de uma certa quantidade de Cannabis, mais conhecida por “padjinha. A detenção aconteceu durante uma operação de combate à venda de drogas na via pública, efectuada pela Polícia Judiciária, em várias artérias da cidade do Mindelo.

Os detidos, de 28 e 30 anos respectivamente e naturais de São Vicente, foram presos em flagrante delito com pacotinhos da padjinha, prontos para serem vendidos. Um dos indivíduos já tinha sido detido pela Polícia Judiciária por posse de estupefacientes.

Os suspeitos já foram apresentados ao Tribunal Judicial da Comarca de São Vicente. Um deles vai aguardar o julgamento em regime de prisão preventiva, enquanto que o outro ficará em liberdade provisória, mediante Termo de Identidade e Residência.
Notícia: A Semana Online

Etiquetas:

Famalicão: Prisão preventiva para alegado traficante de droga

Um homem de 28 anos foi detido em Cavelões, no concelho de Vila Nova de Famalicão, no âmbito de uma operação desencadeada pela Secção de Investigação Criminal da GNR de Braga. O suspeito, que se dedicava ao cultivo de grandes quantidades de canábis, é acusado de tráfico de estupefacientes e vai aguardar julgamento em prisão preventiva.

Fonte policial adiantou ontem que em buscas à residência e a dois veículos do suspeito foram apreendidos cerca de dois quilos de haxixe compactados em oito sabonetes e placas, para além de 16 línguas de haxixe, assim como anfetaminas MDMA, 765 euros em dinheiro, material diverso para fabrico de doses individuais e produtos para o cultivo de canábis, como uma estufa forrada em alumínio com relógio temporizador e lâmpada de 600 watts.

Na operação, que mobilizou 20 agentes, foram ainda identificados vários alegados consumidores.

Texto: M.F.
Photo: d.r.


Notícia: Correio da Manhã / Diário Digital

Etiquetas:

Amadora: PSP desmantela rede de tráfico

Quatro homens, com idades entre os 26 e os 39 anos, foram detidos na Amadora, pela PSP, por tráfico de estupefacientes. A Polícia apreendeu haxixe e cocaína.
A operação, desenvolvida pela Esquadra de Investigação Criminal da PSP da Amadora, decorreu no passado fim-de-semana e englobou a realização de uma dezena de buscas domiciliárias, na sua maioria no concelho da Amadora. Teve como objectivo desmantelar uma rede de tráfico de estupefacientes que incidia a sua actuação sobretudo na freguesia da Brandoa.

A PSP conseguiu apreender 7,630 quilogramas de haxixe, que daria para cerca de 38 153 doses individuais, e 18,38 gramas de cocaína, o suficiente para 184 doses. Entre as apreensões conta-se ainda 8140 euros, 15 telemóveis, uma pistola de 6,35 mm com munições, quatro armas brancas e 16 carteiras de redrate (produto utilizado no corte de drogas).
Os detidos foram presentes a Tribunal, tendo um deles ficado em prisão preventiva e os restantes em prisão domiciliária.

Notícia: Correio da Manhã

Etiquetas: