Movimento pela Legalização da Canábis

2007-05-07

A Marcha foi um sucesso!

A Marcha Global pela Marijuana 2007 (MGM) foi um absoluto sucesso, conseguindo reunir cerca de um milhar de pessoas em Lisboa, que marcharam pacificamente e com grande alegria e entusiasmo, fazendo da Marcha uma autêntica festa.

Quase todos os meios de comunicação fizeram eco das marcha. A SIC e a TVI passaram a notícia nos telejornais, sendo que a SIC até fez uma reportagem sobre o cultivo do Cânhamo industrial numa aldeia do Norte. O Rádio Clube Português e a Rádio Europa Lisboa, entre outras emissoras, entrevistaram vários membros da COM.Maria e fizeram notícia da Marcha. No dia 4, o Diário de Notícias (DN) dedicou duas páginas à Marcha com informação actual sobre a canábis, tendo inclusive entrevistado alguns dos nossos mandatários. Hoje, dia 6 de Maio, somos capa do Público, com uma página e mais um pouco dedicadas à Marcha do Porto; e saímos do Correio da Manhã, no DN, no Jornal de Notícias e no 24 Horas.

Curiosamente, só a televisão pública (RTP) entendeu que esta iniciativa não era importante. O Telejornal da RTP1 não fez sequer referência as marchas, e o “Jornal 2” preferiu dar destaque ao livro sobre os EUA do sociólogo Bernard-Henri Lévy e ao lançamento de um satélite de telecomunicações, do que mostrar ao país que a sociedade civil se organizou para se fazer ouvir em favor da legalização da canábis. Uma opção editorial, no mínimo, estranha, não acham?! Especialmente quando sabemos que estiveram lá a recolher imagens...

Seja como for, as Marchas fizeram-se, em Lisboa por segunda vez e com uma adesão bem mais significativa do que no ano passado. No Porto foi o primeiro ano e podemos igualmente ressaltar que foi um sucesso. Vamos continuar a trabalhar pela legalização... não descansaremos e, para o ano, haverá outra vez Marcha. Contamos convosco e, desde já, o nosso agradecimento a todos os participantes por terem feito desta iniciativa uma pequena vitória.

Legalização já!

Artigo em: MGM Lisboa

Etiquetas:

2007-05-01

Marcha Global da Marijuana 2007


A MGM - Marcha Global da Marijuana http://globalmarijuanamarch.org/ é uma iniciativa internacional, pacífica, que tem lugar em várias cidades do planeta em simultâneo, sempre no primeiro sábado do mês de Maio.

O objectivo desta marcha é chamar a atenção dos governos, dos decisores políticos e das instituições relacionadas com as drogas e a toxicodependência em concreto, e da sociedade civil em geral, para a ineficácia e o falhanço da proibição e para as vantagens da legalização do cultivo, venda e consumo de canábis.

No próximo dia 5 de maio realiza-se por todo o mundo a marcha global pela legalizaçao da marijuana e pelo fim do proibicionismo.

Em LISBOA, vai haver concentração no jardim da mãe d'agua (Amoreiras) a partir das 14 e às 16h arranca a marcha do Largo do Rato até ao Largo Camões.

A Marcha Global da Marijuana de Lisboa também está a recolher assinaturas!

Subscreve o manifesto!

Pela primeira vez inscrita, a cidade do Porto também vai acolher esta iniciativa no dia 05 de Maio de 2007, estando programada uma concentração na Praça do Marquês de Pombal pelas 15.00 para distribuição do Manifesto, seguida por uma parada com soundsystems pela Rua Santa Catarina finalizando na Praça D. João I com animação e comunicações de oradores.

Em ambas as cidades, serão distribuídas máscaras para tod@s que tenham necessidade de manter o anonimato, por motivos profissionais ou familiares.

Dá o teu contributo! Dia 5, Aparece!

De norte a sul, ideias VERDES para todos! :D

www.mgmlisboa.org
info@mgmlisboa.org

www.mgmporto.org
info@mgmporto.org

Etiquetas: