Movimento pela Legalização da Canábis

2006-05-22

The Cannabis Companion

A cannabis tem sido parte da cultura humana por pelo menos 10 mil anos, desde que a fibra desta planta começou a ser utilizada. A planta tem servido para fabricação de roupas, papel, comida, remédios, trances religiosos e, mais comumente, pra ficar louco, chapado, doido, etc.

Hoje ela cresce em todo o mundo, dos jardins hidropônicos da Holanda à montanhas de British Columbia, das florestas d Condado Humboldt da Califórnia às águas de Gulf Stream na Flórida. É fumada na Suazilândia e na Suécia, Nova York e Nova Guiné. É consumida por intelectuais e analfabetos, por místicos indianos e soldados afegãos, por músicos jamaicanos e nerds de computador milionários de Silicon Valley. Se chama dagga na África do Sul e mota no México, pakalolo no Havaí e chocolate na Espanha, erva pelos fãs de reggae e árvore pelos manos do hip-hop (nos EUA).

Muito da pintura, arte e música foi criado por ávidos usuários de marijuana, especialmente nos últimos 170 anos. Tente imaginar o século XX e sua música sem Louis Armstrong, The Beatles e Bob Marley! Usuários médicos juram que ela os ajuda com esclerose múltipla, AIDS e dor crônica. Um pesquisa recente descobriu um sistema de canabinóides naturais no cérebro humano e para que eles deveriam servir é a descoberta seguinte...

Mesmo assim, a cannabis tem sido denunciada por séculos como causa de subversão e perversão, intolerância e violência irracionais. Apesar da tolerância oficial em alguns países (diga-se de passagem a Holanda) não há nenhum lugar no mundo onde esta planta é totalmente legal, e pelo menos três nações têm pena de morte para negociadores. Como a cannabis é certamente menos nociva do que o álcool, encontrar uma justificativa racional para tal proibição é difícil. A verdadeira razão é provavelmente a guerra cultural. 'Cristianismo e capitalismo certamente destestam uma planta como a cannabis,' escrever Michael Pollan em The Botany of Desire (a Botânica do Desejo). Oferencendo prazeres sensoriais e a 'sensação de preenchimento imediata', ele continua, a maconha mina a crença de que este preenchimento deve vir ou da salvação futura ou do consumo. Melhor ainda, como dizia o comediante Lenny Bruce, é porque a única razão para fumar maconha é 'servir ao Diabo - Prazer!'. Por outro lado, milhares de cristãos chapam, e cannabis é um bem lucrativo que estimula diversos mercados como o de CDs, filmes e até delivery de pizza.

As leis são cada vez piores. Em cinco anos, de 1998 a 2003, cerca de três milhões de estadunidenses foram presos simplesmente por portarem maconha. As leis sobre drogas têm sido também uma forma bem conveniente pro Estado prender e liquidar minorias e excluídos sociais.

Por que as pessoas não podem ir a uma loja e escolher entre uma doce e animadora sativa ou uma temperada, apimentada indica, do mesmo jeito que os apreciadores de vinho podem escolher um Beaujolais francês ou um Cabernet californiano? Por que as pessoas não podem ir a um café de cannabis tão legalmente quanto vão a um bar, contanto que tenham idade para tal e que não dirijam enquanto chapados? O legislativo estadunidense trava guerras hoje para proteger os privilégios de seus cidadão ricos e uma 'guerra contra as drogas' significa uma guerra contra um paciente franzino que acende um baseado para suportar a dor.

Tive meu primeiro encontro com a cannabis em 1969, quando comprei uma trouxinha de cinco paus de qualidde duvidosa numa viagem de sábado à tarde para Greenwich Villagem, em Nova York. desde então, tenho-a achado divertida para algumas coisas, útil para outras e desnecessária quando usada estupidamente ou excessivamente. Me diverti escrevendo esta exploração sobre a história, botânica e ciência da erva, e esperoq ue achem interessante, excitente, esclarecedor.

Eu ainda fico louco, e estou absolutamente cansado de ser tratado como um criminoso."

(Steven Wishnia, janeiro de 2004, na introdução de seu livro "The cannabis companion", sem edição em português)

2 Comments:

At 21/11/2009, 07:50:00, Anonymous Anónimo said...

ler todo o blog, muito bom

 
At 21/03/2012, 01:39:00, Anonymous Anónimo said...

legaliza já.
prefiro 10.000 vezes canabis do que cigarro. e também o trafico da droga seria bastante reduzido.
Wagner escrevendo de Sao Mateus do Sul (PR).

 

Enviar um comentário

<< Home