Movimento pela Legalização da Canábis

2006-08-10

Operação “Erva daninha II”

e a operação continua...

Quatro estrangeiros entre os 22 e os 25 anos, foram detidos anteontem em Idanha-a-Nova, por tráfico de droga no ‘Boom Fest’. Tal como o homem de 28 anos, detido há uma semana pela PJ na sequência da mesma investigação, os detidos vendiam droga numa caravana.

A Policia Judiciária através da Direcção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes (DCITE), no âmbito de uma investigação em curso, procedeu, ontem, à detenção na denominada rave “Boom Fest” que tem lugar em Idanha-a-Nova, de 4 indivíduos de nacionalidade estrangeira, com idades compreendidas entre os 22 e os 25 anos, por tráfico de estupefacientes.

Os detidos, utilizando para o efeito uma caravana colocada no recinto da festa, procediam ao abastecimento de estupefacientes a muitos dos milhares de jovens ali presentes.

Na sua posse e no interior da mesma, foram apreendidas quantidades variáveis de haxixe, MDMA (ecstasy), LSD e cocaína que dariam para milhares de doses individuais.

Foram ainda apreendidas 4 balanças de precisão, moinhos e outros objectos utilizados no tráfico, uma viatura automóvel e 6.870 euros.

A Policia Judiciária que no desenvolvimento da presente operação contou a colaboração do destacamento territorial da G.N.R. de Idanha-a-Nova, continuará a desenvolver a sua acção, neste e noutros eventos do género, dirigida à investigação de organizações criminosas e à detenção de indivíduos que se dedicam ao tráfico de estupefacientes, junto de milhares de jovens que participam nestas festas e que muitas vezes ali iniciam o consumo de estupefacientes.

APREENSÕES DE AGOSTO (até à data):

Apreensão de cocaína destinada ao norte do país
Detenções:
Uma cidadã espanhola de 26 anos de idade e um cidadão português de 21 anos
Apreensões: 8.350 gramas de cocaína

Operação “Erva daninha” - Apreensão de haxixe e desmantelamento de laboratório para produção de estupefacientes
Detenções:
Um individuo de 28 anos
Apreensões: 5.300 gramas de haxixe, cogumelos e cactos aluginógeneos, plantas de cannabis, liamba e LSD, bem como € 2.000 euros e documentação diversa

Tráfico de Estupefacientes na Ilha Terceira
Detenções:
Um homem com 42 anos de idade
Apreensões: 50.600 doses de haxixe

Operação “Erva daninha II”
Detenções: 4 indivíduos de nacionalidade estrangeira, com idades compreendidas entre os 22 e os 25 anos
Apreensões: Quantidades variáveis de haxixe, MDMA (ecstasy), LSD e cocaína que dariam para milhares de doses individuais. Foram ainda apreendidas 4 balanças de precisão, moinhos e outros objectos utilizados no tráfico, uma viatura automóvel e 6.870 euros

Detido suspeito do crime de tráfico de estupefacientes
Detenções:
Um indivíduo estrangeiro do sexo masculino, com 43 anos de idade
Apreensões: haxixe suficiente para a preparação de 15640 doses individuais

Dados em: [PJ] Relatório do 1º semestre 2006 do Combate ao tráfico de estupefacientes em Portugal