Movimento pela Legalização da Canábis

2006-10-29

DIC apreende três mil doses de haxixe

Dois detidos e vários supostos consumidores identificados em Santo António

A Divisão de Investigação Criminal (DIC) do Comando Regional da PSP, Madeira, deteve dois suspeitos traficantes e apreendeu sensivelmente três mil doses individuais de haxixe no decurso de uma operação desencadeada na freguesia de Santo António.

Nesta acção de prevenção contra o consumo e tráfico de droga nas zonas altas do concelho do Funchal, através da Brigada Anticrime, foi ainda possível identficar vários consumidores de estupefacientes no momento em que alegadamente se encontravam a comprar droga a um suposto distribuidor local, um indivíduo já referenciado pela PSP. Esta fase da operação decorreu nas imediações de um conhecido estabelecimento comercial. Segundo o porta-voz da PSP, o suspeito foi interceptado pelos agentes apesar de ter ensaiado uma tentativa de fuga, ao qual foram encontradas em sua posse quantidades proibidas de haxixe, motivando a sua detenção imediata.

Ainda de acordo com a mesma fonte, o segundo suspeito da prática de tráfico foi detido no seguimento desta fase de investigação que conduziu a uma zona residencial de Santo António, conotada com o consumo de drogas ilícitas. Nesta zona, este segundo suspeito, maior de idade, foi interceptado e detido em flagrante delito, sendo tido como o principal responsável de um grupo local de distribuição e venda de estupefacientes.

Os dois indivíduos, indiciados pelo crime de tráfico de droga, e os três supostos consumidores, foram conduzidos sob apertadas medidas de segurança ao Comando Regional, para diligências complementares.

A PSP informa ainda que a BAC procedeu ainda à apreensão de inúmeros vestígios e de alguns equipamentos utlizados no corte, pesagem e embalagem de estupefacientes, bem como de equipamentos de comunicações. Para além disto, foi apreendida uma quantia monetária superior a sete centenas de euros em notas do Banco Central Europeu, fruto do eventual comércio ilegal de droga. De referir que as embalagens de drogas estavam devidamente preparadas para a sua comercialização no mercado regional, perfazendo cerca de 3.000 doses individuais de haxixe.

Os detidos, uma vez constituídos arguidos, pernoitaram nos quartos de detenção do Comando Regional, sendo posteriormente conduzidos aos serviços do Ministério Público para primiro interrogatório, ficando sujeitos à medida de coacção de termo de identidade e residência e apresentações periódicas obrigatórias na Esquadra mais próxima de suas residências.

Neste caso, prosseguem as investigações pela acção da BAC, uma unidade especial com competência específica em matéria de prevenção e investigação do tráfico de substâncias estupefacientes ou psicotrópicas.

Ferdinando Bettencourt

Notícia em: Jornal da Madeira