Movimento pela Legalização da Canábis

2006-10-20

Espanha: maioria dos doentes tratados com "cannabis" sentiu redução da dor

Depois da notícia de ontem sobre a aprovação de uma nova lei que vai permitir o uso de testes rápidos para detecção de drogas nos automobilistas de Portugal, surge no jornal Público uma notícia relativamente a um estudo divulgado hoje pelo governo da Catalunha.

Sessenta e cinco por cento dos doentes tratados com "cannabis" sentem uma redução da dor, de acordo com um programa piloto de utilização terapêutica deste produto natural, anunciou hoje o governo da região espanhola da Catalunha.

O Departamento de Saúde do governo refere que o programa piloto, em curso desde Janeiro, está inserido num protocolo com o Ministério da Saúde e Consumo que pretende "oferecer uma alternativa terapêutica a doentes que não tenham respondido adequadamente aos tratamentos habituais".

O tratamento envolveu o uso de um estrato padrão de "cannabis", em forma de aerosol na mucosa bucal - já autorizado no Canadá - para tratar a dor neuropática em doentes com esclerose múltipla.

A substância foi dada a 123 doentes, 35 por cento dos quais abandonaram o tratamento, maioritariamente devido a enjoos, sonolência ou outros sintomas. Os restantes 65 por cento reportaram melhorias.

O "cannabis" "pode ser uma alternativa para doentes graves com doenças crónicas de longa evolução, muito medicamentados, com má resposta aos tratamentos habituais e com uma reduzida qualidade de vida", admite o governo da Catalunha.

O estudo envolveu 133 médicos e enfermeiros de seis hospitais da área de Barcelona.

Notícia em: Público

Devo relembrar que foi anunciado pela conselheira para a Saúde do governo regional da Catalunha, Marina Geli, que a utilização de canábis para fins terapêuticos iria avançar no segundo trimestre de 2005 abrangendo um total de 60 farmácias.