Movimento pela Legalização da Canábis

2006-10-17

Cabo Verde e Guiné-Bissau na rota da droga europeia

Os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), nomeadamente Cabo Verde, Guiné-Bissau, Angola e Moçambique, estão a ser cada vez mais utilizados por traficantes de droga sul-americanos como ponto de passagem para os mercados da Europa e da África do Sul. Os arquipélagos de Cabo Verde e Guiné-Bissau são mesmo indicados como sendo o centro do ‘corredor lusófono’ da droga.

Precisamente para tentar travar o afluxo de droga ao continente europeu, o Governo português assinou, em Setembro último, com Cabo Verde um acordo de fiscalização das águas territoriais do arquipélago por meios navais e aéreos lusos. Um acordo que visa aplicar as leis internacionais aos traficantes de droga, de pessoas e pescas.

Segundo um relatório da consultoria britânica de segurança ‘Jane’s Foreign Report’ divulgado esta semana, Cabo Verde e Guiné-Bissau estão no centro do ‘corredor lusófono’ da droga. A recente apreensão de 674 quilos de ‘coca’ em Bissau, é sinal evidente desse tráfico, droga avaliada em 20,2 milhões de euros.

De acordo com o relatório, traficantes em Cabo Verde e na Guiné-Bissau fornecem droga a Portugal, Espanha, França e Holanda, enquanto outros em Angola e Moçambique abastecem a África do Sul.

Há uma semana, o procurador provincial adjunto de Luanda, Carlos Santos, reconheceu que “o Aeroporto 4 de Fevereiro é um lugar propício para a entrada e saída de drogas”. Entretanto, a produção e circulação da liamba aumenta em Angola. A falta de meios técnicos e o deficiente sistema de comunicação dificultam uma análise real sobre o cultivo de canábis.

Já em Cabo Verde, 200 quilos de ‘coca’ e 2600 quilos de canábis foram queimados e, em Bissau, apreendeu-se 674 quilos de cocaína.

Refira-se que o ministro guineense do Interior, Ernesto Carvalho, assinou, em Rabat, com o seu homólogo marroquino, Chakib Benmus, um protocolo que visa lutar contra o tráfico de droga e imigração ilegal que se dirige para a Europa através da Espanha.

Ernesto Carvalho esteve também em Madrid com o ministro Alfredo Pérez Rubalcaba. O governo espanhol prometeu ajudar Bissau no combate às redes de imigração ilegal e tráfico de droga e doar meios que permitam ao país reforçar o controlo das suas águas e fronteiras e a formar funcionários policiais.


15 QUILOS DE 'COCA'

Uma moçambicana foi detida no Aeroporto do Recife, Brasil, com 15,6 quilos de cocaína que estavam armazenada em 36 bolsas guardadas em três malas com destino a Maputo.

DROGA NO ESTÔMAGO

Um sul-africano foi detido no Aeroporto da Praia quando desembarcava de um voo de Fortaleza (Brasil). O traficante trazia 76 cápsulas e 116 gramas de cocaína no estômago.

PJ COMBATE CRIMES

As polícias judiciárias de Portugal e da Guiné-Bissau assinaram na passada sexta-feira, em Bissau, um protocolo de cooperação judicial que prevê a formação, apoio técnico e intercâmbio de informação para combater eficazmente o crime organizado.

Notícia em: Correio da Manhã