Movimento pela Legalização da Canábis

2006-11-23

Cannabis é a droga mais consumida na Europa

A cannabis continua a ser a droga ilícita mais consumida na União Europeia, Bulgária, Roménia e Noruega. Cerca de 65 milhões de adultos (20 por cento) já experimentaram o haxixe, enquanto apenas 10 milhões experimentou cocaína.

Este cenário é traçado no último Relatório Anual (2006) sobre o Fenómeno da Droga na Europa, Noruega, Bulgária, Roménia e Turquia, que foi divulgado em Bruxelas esta quinta-feira.

Segundo o documento entre a população adulta (15-64 anos) estima-se que 65 milhões tenham experimentado cannabis pelo menos uma vez e que 22,5 milhões tenham consumido no último ano. Há cerca de três milhões (1 por cento) que a utilizam todos os dias ou quase todos os dias.

Quanto à cocaína, o OEDT estima que 10 milhões de adultos (mais de 3 or cento da população adulta) tenham experimentado pelo menos uma vez.

A heroína continua ser considerada a droga mais problemática. As estimativas sugerem que existem actualmente cerca de 1,7 milhões de consumidores problemáticos dependentes de heroína na UE.

Segundo dados do UNODC, em 2005, das 59,2 toneladas de heroína apreendidas a nível mundial, metade foi apreendida na Ásia e 40 por cento na Europa.

Do total de pedidos de tratamento da toxicodependência comunicados em 2004, os opiáceos foram registados como a droga principal em cerca de 60 por cento dos casos.

A metadona é a substância mais prescrita na Europa para o tratamento da dependência de opiáceos (sobretudo heroína).

No que se refere às anfetaminas, entre 0,1 e 6 por cento da população adulta, consoante o país inquirido, refere já ter consumido.

A cannabis, produzida principalmente em Marrocos, mas também no Paquistão e no Afeganistão, continua a ser a droga ilícita de origem vegetal mais produzida e traficada a nível mundial, sendo também a substância que regista o maior número de apreensões a nível da UE - 1.660 toneladas em 2004.

Notícia em: Portugal Diário

Etiquetas: