Movimento pela Legalização da Canábis

2006-05-24

Canabis NÃO é a causa do cancro de pulmão

Estudo falha em ligar marijuana a cancro de pulmão

Cannabis cancer risk played down


SAN DIEGO, EUA

Pessoas que fumam marijuana - mesmo usuários pesados e de longa data - não parecem sofrer de um risco maior de desenvolver cancro de
pulmão, de acordo com um estudo preparado para a Conferência Internacional da Sociedade Americana de Tórax. Fumar marijuana também não faz aumentar o risco de cancro de cabeça ou pescoço.


As descobertas surpreenderam os cientistas. "Esperávamos achar que uma história de consumo pesado de marijuana - Mais de 500 a 1.000 doses - que aumentaria o risco de cancro por anos, ou décadas, após a exposição", disse o chefe da pesquisa, o médico Donald Tashkin, da Universidade da Califórnia em Los Angeles.

O trabalho analisou as condições de 611 moradores do município de Los Angeles que tiveram cancro de pulmão, 601 que desenvolveram cancro na cabeça ou no pescoço e 1.040 pessoas sem cancro, divididas por sexo, idade e bairro. O estudo foi limitado a pessoas com idade abaixo dos 60 anos.

Os voluntários responderam sobre o uso de marijuana, tabaco e álcool, bem como de outras drogas, sobre a dieta, emprego , histórico de doenças na família e situação socio-económica.

"Exposure to marijuana was measured in joint years (joints per day x years that number smoked)."

Os fumadores mais dedicados de marijuana tinham consumido mais de 22.000 cigarros, ou baseados, enquanto que os fumadores moderados consumiram entre 11.000 e 22.000 baseados. Nem mesmo os fumadores dessas categorias tiveram a probabilidade aumentada de contrair cancro em relação aos que fumavam pouco da droga ou os que nunca haviam fumado.

O estudo descobriu que 80% dos pacientes de Cancro de pulmão e que 70% dos pacientes de cancro de cabeça ou pescoço tinham sido fumantes de tabaco. Em comparação, 50% dos pacientes, em ambos os tipos de cancro, tinham sido fumantes de maconha.

No caso dos fumantes de tabaco, o aumento da probablidade de cancro de pulmão é de 20 vezes, no caso do consumo de dois ou mais maços de cigarro ao dia.

As novas descobertas são surpreendentes por várias razões, disse Tashkin. Estudos anteriores haviam mostrado que o alcatrão da marijuana contém concentrações de substâncias cancerígenas até 50% superiores às do alcatrão de tabaco, destacou ele.

Uma explicação possível seria que o THC, princípio ativo da marijuana, estimula a morte celular, diminuindo a probabilidade de uma célula durar o suficiente para se transformar numa fonte de cancro.

Fonte: Dr. Donald Tashkin