Movimento pela Legalização da Canábis

2006-12-23

Cocaína no Aeroporto de Lisboa

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção, esta semana, de quatro homens e duas mulheres e a apreensão de cerca de cinco quilos de cocaína e uma pequena quantidade de haxixe no Aeroporto de Lisboa.

As operações foram realizadas pela Direcção Central de Investigação de Tráfico de Estupefacientes da PJ, em colaboração com a Direcção-Geral das Alfândegas e dos Impostos Especiais sobre o Consumo (DGAIEC).

Segundo um comunicado da PJ, foi detida uma cidadã nacional oriunda de Caracas, Venezuela, que transportava no fundo falso de uma mala cerca de três quilos de cocaína.
No âmbito da investigação entretanto instaurada, a PJ identificou e deteve “mais uma cidadã portuguesa igualmente envolvida no transporte do produto estupefaciente e um cidadão são-tomense que seria o destinatário final da cocaína apreendida e responsável pela sua comercialização na área de Lisboa”.

Em resultado de diligências entretanto realizadas pela Judiciária, foi ainda apreendida uma viatura de alta-gama, dinheiro, telemóveis e documentação diversa.

Presentes a tribunal, as duas detidas, de 21 e 22 anos, e o detido, de 26 anos, ficaram a aguardar julgamento em prisão preventiva.

Segundo a PJ, "o produto estupefaciente tinha como destino abastecer os circuitos de tráfico interno, prosseguindo a investigação no sentido de identificar outros possíveis envolvidos".

Simultaneamente, resultando de investigações autónomas, foram também detidos no Aeroporto de Lisboa dois homens (um venezuelano e um holandês), "após ter sido detectado que transportavam cocaína no interior do seu organismo: cerca de um quilo o primeiro e aproximadamente 600 gramas o segundo", adianta a PJ.

Foi igualmente interceptado e detido, com a colaboração da empresa de segurança que opera no Aeroporto de Lisboa, um cidadão português, advogado, quando pretendia embarcar para os Açores com "pequena quantidade de haxixe".
Por fim, no âmbito da detecção pela DGAIEC de uma mala contendo cerca de 14 quilos de cocaína em trânsito por Lisboa, tendo como destino final Barcelona, Espanha, foi possível à PJ concretizar, com a cooperação do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa e das autoridades de Espanha, "uma entrega controlada do produto estupefaciente que permitiu detenções no país vizinho e o desenvolvimento de uma investigação, tendente ao desarticular completo da rede criminosa".

Fonte: Lusa

Notícia: Público

Etiquetas: