DROGAS: Consumo entre jovens americanos continua a baixar
O consumo de droga entre os adolescentes americanos continuou a baixar em 2006 mas, à saída do secundário, cerca de um em cada dois adolescentes já a consumiu pelo menos uma vez, segundo um estudo anual publicado, esta quinta-feira.
O estudo citado pela Lusa, efectuado durante a Primavera pela Universidade do Michigan, foi realizado junto de mais de 48.000 alunos dos 8º, 10º e 12º anos, em 410 estabelecimentos de ensino público e privado em todo o país, e tinha por objectivo conhecer os hábitos de consumo de drogas do jovens no geral e no último mês ou ano.
Este ano, a proporção de adolescentes que havia consumido produtos ilegais no último mês, limitou-se a 14,9 por cento, ficando bem atrás dos 20 por cento registados em 1996, mas ainda superior aos 11 por cento de 1991.
Relativamente aos 19,4 por cento registados em 2001, a queda é de 23 por cento.
A droga mais consumida é maioritariamente a marijuana: 12,5 por cento dos jovens inquiridos declarou ter fumado este tipo de droga nos últimos 30 dias, o que representa menos um quarto dos 16,6 por cento registados em 2001.
Num registo bastante inferior, os adolescentes confessaram já ter consumido anfetaminas (3,1 por cento), ecstasy (1 por cento) e cocaína (0,9 por cento ).
Pela primeira vez, o questionário pretendia ainda saber se os jovens já tinham experimentado consumir medicamentos tradicionais de venda livre deturpados, como os anti-tússicos, tendo cinco por cento dos adolescentes assumido já ter experimentado.
Notícia: Portugal Diário
Etiquetas: Notícias
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home