Movimento pela Legalização da Canábis

2006-05-25

Canábis estimula crescimento de neurónios

University of Saskatchewan Research Suggests Marijuana Analogue Stimulates Brain Cell Growth

Ao contrário de outras drogas que provocam dependência, cientistas canadianos acreditam que o princípio activo da cannabis pode estimular o crescimento de algumas células nervosas.

Especialistas em substâncias que provocam dependência realizaram um estudo sobre os princípios activos da canábis em ratos de laboratório. A equipa de cientistas da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, verificou que uma droga sinteticamente similar à encontrada na marijuana estimula o crescimento de neurónios no hipocampo, uma zona do cérebro ligada à memória e às emoções.

Os investigadores revelaram-se surpreendidos com os resultados, uma vez que a canábis mostrou ter um efeito contrário ao de outras drogas que provocam dependência, como é o caso da heroína, cocaína, nicotina ou até mesmo do álcool. Estes aditivos são conhecidos por inibirem a regeneração das células nervosas, facto que, segundo os cientistas, pode explicar os distúrbios emocionais de que padecem os indivíduos dependentes.

O estudo implicou a administração, duas vezes por dia, de uma substância similar a componentes existentes na cannabis, a HU210, em ratos de laboratório. Ao fim de dez dias, os investigadores verificaram que esta aumentou, em cerca de 40 por cento, o crescimento das células nervosas no hipocampo (neurogénese).

A pesquisa, publicada no jornal científico Journal of Clinical Investigation, demonstra ainda que o princípio activo administrado parece induzir os mesmos efeitos que alguns medicamentos que são aconselhados para combater a depressão e os comportamentos de ansiedade.

De acordo com os cientistas, estes resultados podem vir a servir de argumento para a criação de novas terapias com base em canabinóides. Os investigadores canadianos referem, contudo, que será necessário realizar mais estudos para que se possa defender que a marijuana pode funcionar como um anti-depressivo e ansiolítico.

Artigo: Ciberia.aeiou.pt

Fonte: NewSientist.com

1 Comments:

At 05/07/2006, 11:41:00, Anonymous Anónimo said...

eu comecei a desconfiar quando me comecei a emocionar com os filmes de sabado à tarde. graças a ela por fim consigo ponderar a hipotese de deixar de fumar

 

Enviar um comentário

<< Home