Movimento pela Legalização da Canábis

2006-05-24

Uso Terapêutico da Canábis

Na antiguidade e até recentemente, a canábis foi empregada para tratar uma variedade de doenças humanas. Até recentemente (1937), as tinturas obtidas através da canábis eram consideradas pela U.S. Pharmacopeia and National Formulary como possuidoras de propriedades terapêuticas.

Entretanto, quando foi classificada como narcótico e o seu uso para fins terapêuticos devidamente registrado e relatado às autoridades legais, conforme estabelecido pelo “Marijuana Tax Act of 1937”, o uso clínico da canábis declinou sensivelmente. As principais críticas ao uso clínico da canábis são o risco potencial para desenvolver tolerância aos efeitos terapêuticos e consequentemente abuso, o estigma social associado ao uso de canábis e a grande variedade de factores que podem influir na resposta clínica (por ex. via de administração - via pulmonar versus ingestão oral - e vulnerabilidade individual). Além disso, qualquer estudo clínico que almeje demonstrar a eficácia terapêutica e segurança de uma nova droga é longo e caro, principalmente quando já existem no mercado medicamentos com efeitos terapêuticos similares e de baixo risco de induzir dependência.

Investigações realizadas em ratos constataram, que derivados da "aminoalkylindone”, uma substância inicialmente desenvolvida como agente inflamatório, podiam-se ligar aos receptores canabinóides e exercer as suas atividades de inibição da enzima adenilciclase. Isso possibilitaria o emprego dos canabinóides sintéticos no tratamento de uma série de condições clínicas (por ex. epilepsia, dor, asma brônquica, náusea, vômito, câncer e glaucoma).

Analgésico

Uma importante área de pesquisa são o estudo dos efeitos analgésicos e anti-inflamatórios dos canabinóides. Alguns estudos laboratoriais relataram que, os canabinóides possuem eficácia e potência similares à morfina em pesquisas com roedores. Acredita-se que uma das principais funções de um hipotético “sistema neural canabinóide endógeno” é a modulação dos inputs relacionados à condução de impulsos dolorosos. Além disso, na literatura existem relatos da eficácia dos canabinóides em algumas condições dolorosas (por ex. cefaléia crônica e dor associado ao parto).

Anti-eméticos

O uso de canabinóides é uma alternativa entre os pacientes com neoplasias submetidos à quimioterapia, que evoluem com náusea e vômito. Contudo, alguns estudos animais afirmam que o Delta-9-THC deprime o sistema imunológico, ou seja, o emprego de canabinóides em pacientes com cancro deve ser reservado aos casos graves e refratários, cuja náusea e vômito causados pela quimioterapia são efeitos adversos intoleráveis pelos pacientes.

Glaucoma

Uma indicação potencial é no tratamento do glaucoma, pois os canabinóides são capazes de diminuir a pressão intra-ocular em pessoas normais (valores inferiores a 30%), o que valida o seu uso na terapia desta condição médica.

Estimulador do Apetite

Nos pacientes infectados com HIV e AIDS, os canabinóides podem ser utilizados como estimuladores do apetite naqueles indivíduos com grave anorexia.

Broncodilatador

O efeito broncodilatador observado em alguns usuários, quando se utiliza a canábis por curto prazo pode beneficiar, no futuro, os pacientes asmáticos. Entretanto, os efeitos irritantes sobre a mucosa respiratória limitam o seu uso clínico como broncodilatador.

Relaxante Muscular

Alguns estudos relatam a utilidade dos canabinóides nos pacientes com espasmos musculares e esclerose múltipla.

Anticonvulsivante

Os canabinóides podem ser empregados para prevenir convulsões associadas à epilepsia. Recomenda-se utilizá-los em combinação com outras medicações anticonvulsivantes. Entretanto, há necessidade de mais estudos controlados que confirmem esses achados iniciais. É importante ressaltar que, a canábis também pode induzir convulsões em estudos animais.

Antidepressivo

A canábis e o canabinóide sintético “syinhexyl” têm sido utilizado no tratamento da depressão na Grã-Bretanha, em virtude dos seus efeitos euforizantes.

Fonte: Webquest sobre Canábis

1 Comments:

At 25/05/2006, 14:44:00, Blogger MLC said...

quantos mais melhor! :D

 

Enviar um comentário

<< Home