Movimento pela Legalização da Canábis

2006-08-22

Lewis-Francis suspenso...

O velocista Mark Lewis-Francis apelou perante o COI pedindo que seja revogada a suspensão olímpica vitalícia imposta pela Associação Olímpica Britânica (AOB), depois de um caso positivo de doping, em 2005.

O antigo campeão mundial de juniores de 100 metros está proibido de voltar a competir pela Grã-Bretanha nos Jogos Olímpicos, de acordo com os estatutos da AOB, mas o caso (consumo de canabis, de forma passiva) apenas lhe valeu uma advertência pública da Federação de Atletismo do país e da Federação Internacional (IAAF).

"Eu não fumo canabis. O que poderá ter sucedido é que, sem me dar conta, tenha estado com pessoas que estavam a fumar e eu inalei, passivamente. Não o tomei de forma consciente, que de resto não tem nenhum efeito sobre o rendimento desportivo", disse o atleta.

Não obstante não ter sido suspenso, foi-lhe retirada a medalha de prata dos 60 metros dos Europeus de Madrid’2005, justamente onde o controlo positivo teve lugar. Entretanto, Lewis-Francis continua a competir e esteve na passada semana nos Europeus de Gotemburgo, sendo um dos elementos do quarteto de 4x100 metros que ganhou a medalha de ouro.

Fonte: O Jogo