Movimento pela Legalização da Canábis

2006-12-23

Aljezur: Lancha voadora aterra na praia

Foi ontem, por volta das 09h00, que José Marreiros abriu as cortinas do seu restaurante, situado junto à praia da Amoreira, em Aljezur, avistando, com surpresa um barco abandonado no meio do areal. O empresário chamou de imediato as autoridades, que verificaram tratar-se de uma lancha voadora, do tipo das que são usadas no tráfico de droga. A PJ de Portimão está a investigar o caso.
A embarcação, construída em metal, tem 13 metros de comprimento. Está equipada com cinco motores fora de bordo, a gasolina, com 250 cavalos de potência cada um. Três motores estariam a trabalhar quando a lancha voadora ‘aterrou’ na praia da Amoreira – os restantes encontravam-se içados.

A PJ está agora a investigar a hipótese de a lancha rápida ter transportado droga de Marrocos. A potência do barco permite efectuar a viagem desde a costa africana até ao Algarve em apenas três ou quatro horas.
Os sistemas de navegação (radares e GPS) tinham sido todos retirados, o que é feito para impossibilitar as autoridades de reconstituírem o percurso da lancha.

Tudo indica que algo correu mal aquando do descarregamento da droga, sendo de admitir que alguma potência a mais nos motores tenha atirado o barco para a areia.

“Tendo em conta o sítio onde o barco estava é provável que tenha acontecido na maré-cheia, pelas 03h00”, referiu José Marreiros.

Suspeita-se de que esteja em causa uma rede de tráfico de haxixe, que poderá ainda ter ligações a outras drogas. Segundo fonte policial, o tráfico com origem em Marrocos tem estado pouco activo, devido a quebras na produção de haxixe, mas está a ser reactivado. As autoridades espanholas, que dispõem de sofisticados meios de vigilância da costa, estão a colaborar com as portuguesas.

Texto: José Carlos Eusébio
Imagem: José Carlos Campos

Notícia: Correio da Manhã

Etiquetas: