Movimento pela Legalização da Canábis

2006-05-30

Como cada droga interfere na rotina do funcionário

ÁLCOOL
Os efeitos físicos vão de sensação de moleza e cansaço e dificuldade para se concentrar a dor de cabeça e enjôo, entre outros. Além disso há desconforto também para quem trabalha ao lado. O álcool é responsável por grande parte dos acidentes de trabalho que acontecem após o almoço. Quem usa essa droga tende a ser inquieto, ansioso e, às vezes, agressivo quando quer beber e não pode. Os médicos alertam para o perigo da cultura do "happy hour": recorrer à bebida para relaxar após o expediente pode levar à dependência. O álcool é ainda um dos grandes responsáveis pelo absenteísmo na segunda-feira: a pessoa bebe muito no final de semana e não consegue encarar o trabalho por causa da ressaca.

NICOTINA
Aproximadamente a cada 30 minutos, o fumador começa a apresentar sintomas subtis de abstinência, como irritabilidade, inquietação, ansiedade e queda na concentração. É comum que ele conviva com esses sintomas o dia todo, livrando-se deles só ao acender um cigarro. Outra decorrência do vício é a queda na produtividade. A maioria das empresas hoje oferece os "fumódromos", que protegem os não-fumantes. Contudo, toda vez que vai fumar, o funcionário perde pelo menos dez minutos de trabalho, sem contar o tempo que leva para se voltar a concentrar. Quem fuma também tende a sentir menos disposição e faltar mais ao trabalho por doença, em consequência da queda de resistência, por exemplo.

MARIJUANA
Quando retoma suas atividades, quem usa maconha tende a ficar desatento, disperso e com dificuldade para realizar tarefas mais complexas ou para processar várias informações ao mesmo tempo. Esses efeitos podem acontecer também o usuário de final de semana e ainda com mais intensidade a quem consome um cigarro de marijuana todo dia. Segundo os médicos, a capacidade de concentração fica comprometida durante dois ou três dias posteriores ao uso. Quem consome três dias por semana, pelo menos, pode apresentar menor motivação no dia-a-dia.

COCAÍNA
Em geral, usuários de cocaína tendem a ficar instáveis mentalmente, apresentando comportamento mais impulsivo e irritadiço. O consumo no trabalho pode deixar o usuário muito eufórico numa reunião, agressivo noutra e, não raro, deprimido após o efeito do entorpecente.

(Folha de S. Paulo - 13/03/03)

Fonte: UOL Brasil

5 Comments:

At 01/06/2006, 21:11:00, Anonymous Anónimo said...

Saudações...

Eu tenho um trabalho manual, carregar e lavar cenas e mais cenas! O trabalho de copa é altamente! :D
A nivel da influência da canábis no meu trabalho é algum, tenho de o admitir, principalmente na perca de ritmo...mas nunca o deixei de fazer por fumar canábis, não me incapacita como o alccol faz aos meus colegas de trabalho...


Jah rulez us all...

_\|/_

 
At 01/06/2006, 21:19:00, Anonymous Anónimo said...

Saudações...

Eu tenho um trabalho manual, carregar e lavar cenas e mais cenas! O trabalho de copa é altamente! :D
A nivel da influência da canábis no meu trabalho é algum, tenho de o admitir, principalmente na perca de ritmo...mas nunca o deixei de fazer por fumar canábis, não me incapacita como o alccol faz aos meus colegas de trabalho...


Jah rulez us all...

_\|/_s colegas de trabalho...


Jah rulez us all...

_\|/_

 
At 21/11/2009, 01:44:00, Anonymous Anónimo said...

o que eu estava procurando, obrigado

 
At 01/05/2011, 12:27:00, Anonymous Anónimo said...

Este fue siempre bastante que hay un montón de ahí a la espera de la derecha.

 
At 30/05/2011, 09:14:00, Anonymous Anónimo said...

hola, Chicos, Tenga un buen día, mi amigo!

 

Enviar um comentário

<< Home