Movimento pela Legalização da Canábis

2006-05-29

Indicadores do mercado

Cannabis

Quadro 5 OL Apreensões de droga nos Estados-Membros da UE, 1999

A cannabis é a droga apreendida com maior frequência em todos os Estados-Membros excepto Portugal, onde predominam as apreensões de heroína. Desde 1996, a Espanha tem apreendido as maiores quantidades de cannabis. Do Reino Unido chegam-nos notícias de um número superior de apreensões de cannabis, mas estas referem-se em media a pequenas quantidades.

Figura 14 OL Número de apreensões de cannabis em 1999

A resina da cannabis vem sobretudo de Marrocos, passando pela Espanha e pelos Países Baixos. A planta da cannabis é originária do Afeganistão, do Paquistão e do Líbano, bem como de antigas colónias. Há notícias de produção local na maior parte dos Estados-Membros, em especial a produção de 'nederwiet' nos Países Baixos.

Em 1999, o preço da cannabis vendida a retalho variava, segundo as informações de que dispomos, entre 3 e 18 euros por grama de resina de cannabis e entre 3 e 12 euros por grama de folhas de cannabis.

A percentagem de substância psicoactiva na resina da cannabis - delta-9-tetrahidrocanabinol (THC) - varia entre 3% e 15% em média, embora haja notícias de amostras na UE que variam entre 0% e 70% de THC. O conteúdo de THC nas folhas da cannabis é geralmente inferior, cerca de 2% a 7%, com excepção da cannabis 'nederwiet' que tem uma percentagem superior (8,6% em média).

Tendências

O número de apreensões de cannabis tem vindo a registar um aumento contínuo na UE desde 1985. Em 1999 continuou a aumentar em todos os países excepto a Bélgica, a Dinamarca e o Reino Unido, onde as apreensões diminuíram. As quantidades apreendidas também aumentaram, mas estabilizaram entre 1995 e 1997. Desde então, a maior parte dos países tem comunicado uma tendência ascendente, embora ocorressem reduções consideráveis na Áustria, Bélgica, Grécia e Reino Unido em 1999.

Fonte: Relatório Anual 2001 EMCDDA