Movimento pela Legalização da Canábis

2006-05-26

Leitura Obrigatória: O Rei vai Nú

O REI VAI NÚ - de JACK HERERThe Emperor Wears No Clothes



EXCERTOS:

"Desde mais de 1000 anos antes do tempo de Cristo até 1883, o cânhamo-de-cannabis - de facto, a marijuana - foi a cultura agrícola mais importante do nosso planeta, e a sua maior indústria, envolvendo milhares de produtos e empresas; produzindo a maioria das fibras, tecidos, óleo de iluminação, papel, incenso e medicamentos da Terra. Era além disso uma fonte primária de óleo alimentar e proteínas essenciais para seres humanos e animais.

(...)

Usando cânhamo puro, ou misturando cânhamo com algodão, poderemos legar as nossas camisas, calças e outras peças de roupa aos nossos netos. Uma política de fomento inteligente poderia substituir essencialmente o uso de fibras petroquímicas sintéticas por fibras naturais biodegradáveis, que são mais resistentes, baratas, frescas e absorventes do que o nylon e o poliéster.

(...)

A proteína completa contida na semente de cânhamo fornece ao corpo todos os aminoácidos essenciais que são necessários para conservar a saúde, e fornece os tipos e quantidades necessárias de aminoácidos de que o corpo carece para produzir soro humano de albumina e soro de globulinas, tais como anticorpos de globulina gama potenciadores da imunidade.

(...)

Foi assim que, quando o jovem piloto George Bush se ejectou do seu avião em chamas após um combate aéreo sobre o Pacífico, ele mal sabia que: Partes do motor do seu avião eram lubrificadas com óleo de sementes de cânhamo-de-cannabis; 100% das cintas do páraquedas que lhe salvou a vida eram feitas de cânhamo-de-cannabis cultivado nos E.U. Virtualmente todo o cordame e cordas do navio que o recolheu eram feitos de cânhamo-de-cannabis;

(...)

A taxação vigente em Portugal na centúria de Quinhentos é reveladora do estatuto económico privilegiado que a cannabis desfrutava à época. Assim, de acordo com uma avaliação feita em 1515 para cálculo das rendas a pagar à coroa, ao cânhamo era atribuída a mais elevada cotação dos vários géneros produzidos no reino - uma pedra (oito arráteis) de linho cânhamo equivalia a 50 réis, contra 40 réis para um leitão, e 20 réis para um alqueire de trigo, um almude de vinho, ou um cordeiro ou cabrito.

O livro inclui capítulos sobre:


Aplicações do Cânhamo na Confecção de Medicamentos, Alimentos, Combustível, Fibras, Papel e Plástico.

Os Factos Sobre o Fumo da Marijuana e os Seus Efeitos nas Pessoas.

Porquê e Como Começou a Proibição da Cannabis e o Que Ela Tem Significado para o Mundo.

Quem Lucra com a Supressão do Cânhamo e Como Vamos Abolir as Leis Proibicionistas.

O Que Podemos Fazer para Acelerar o Processo e Beneficiar das Mudanças Iminentes.

Este livro editado pela Via Optima apresenta ainda uma Breve História da Cannabis em Portugal.


OPINIÃO DOS LEITORES:

"É um livro que reúne documentos, testemunhos e provas científicas sobre as virtudes da canábis. As posições tendem a extremar-se: a favor ou contra a marijuana. Jack Herer é uma das vozes incansáveis que exigem a reposição da verdade e a urgente legalização da canábis, pelas suas imensas potencialidades, ao nível alimentar, industrial e terapêutico. É que a canábis não se restringe à marijuana. Longe disso - desempenhou desde sempre um papel importante na história da Humanidade.

Já no século XXVII a.C. os chineses cultivavam cânhamo-de-canábis para obtenção de fibra, medicamentos e alimento. A sua semente é altamente nutritiva, contendo proteínas completas, todos os aminoácidos e ácidos gordos essenciais e nas proporções adequadas para o organismo humano. A canábis é também a fibra natural mais resistente, durável e versátil que se conhece, podendo ter centenas de aplicações - como a produção de tecidos, cordas, papel, óleos, tintas, materiais de construção, etc.

Por ser uma planta de rápido crescimento e adaptável a qualquer tipo de solo, é, por excelência, uma fonte de energia sustentável e (anualmente) renovável de biomassa, constituindo uma solução viável para substituir os combustíveis fósseis e os seus produtos derivados ou mesmo para produzir energia eléctrica - com todas as vantagens de uma energia "verde", que revitaliza os solos e limpa atmosfera.

O poder ritualista e medicinal do cânhamo-de-canábis é conhecido desde tempos ancestrais. Foi utilizado nos rituais de iniciação em praticamente todas as culturas e serviu de medicamento para grande parte das enfermidades até ao início do século XX. Hoje, sabemos que "a canábis contém 60 compostos dotados de acção curativa", sendo benéfica no tratamento de asma, glaucoma, anorexia, epilepsia, esclerose múltipla…, no alívio dos sintomas de doenças como a sida ou o cancro. E, ao contrário de muitas substâncias lícitas, não provoca dependência, nem se conhece qualquer caso de morte por sobrevoassem.

Muitos laboratórios farmacêuticos procuram agora descobrir o seu potencial terapêutico (para o sintetizar!), falando-se já numa nova gama de medicamentos canabinóides, equiparáveis à aspirina e à penicilina. Apesar destas evidências, os EUA teimam em aniquilar um recurso de valor inestimável. A campanha feroz contra a "erva assassina" começou em 1937. Desde então, proibiram o cultivo e a investigação científica, deturparam factos e apagaram registos históricos, intensificaram a perseguição aos consumidores de marijuana e a todos os que ousam utilizar derivados da canábis. As detenções continuam a aumentar, as penas foram reforçadas, e as sanções legais (como o confisco de bens pessoais) são mais severas - e sem comparação com as ditas drogas duras! Mas porquê esta luta desmedida? Em nome de quem e de quê?

O Rei Vai Nu evidencia-se como um livro informativo, reunindo inúmeros documentos, testemunhos e provas científicas sobre as virtudes da canábis. Mas é também polémico, pelas graves acusações que faz aos sucessivos governos norte-americanos e às suas ligações aos poderosos grupos económicos, em especial a indústria petroquímica e farmacêutica.

O sonho de Jack Herer, de assistir ao fim da proibição da canábis e à sua plena integração na sociedade, é alimentado com entusiasmo, por vezes, com obstinação e fantasia ou mesmo excesso verbal.

Medidas legislativas, como as aprovadas pelo Parlamento português - que descriminalizou o consumo de drogas ilícitas, poderão contribuir para a reabilitação do "recurso natural mais valioso e versátil do mundo". Folhearemos, num futuro próximo, este interessantíssimo livro impresso em papel de cânhamo?"
- Gabriela Araújo, Suplemento "Cartaz", Expresso,22 Dezembro 2001

"O mundo seria infinitamente mais belo se o cânhamo nos governasse a existência. Mas existe uma conspiração contra a inocente plantinha que a todos poderia salvar. Jack Herer, que jurou defender a legalização da marijuana até à morte, denuncia aqui a cabala e glorifica o poder da cannabis. Num estilo graficamente pop e estilisticamente revolucionário, convida os leitores a juntarem-se à guerra."
- O Independente #2, Junho 2001

  • Jack Herer at MySpace
  • Jack Herer's Group at MySpace

  • 1 Comments:

    At 28/05/2006, 21:29:00, Anonymous Anónimo said...

    Este homem (Jack Herer) é um exemplo para a humanidade ... Temos de manter as nossas convicções e lutar por elas!

     

    Enviar um comentário

    << Home