Movimento pela Legalização da Canábis

2006-06-02

Demitida por admitir que fuma Maconha

Segunda-feira, 19 de novembro de 2001, 19h00min

A apresentadora Soninha foi demitida da TV Cultura depois de dizer à revista Época que fuma maconha. Ela aparece em destaque na capa da edição desta semana, junto com outros famosos que admitem consumir a droga. A apresentadora do programa "RG", dirigido ao público jovem da emissora, conta na reportagem que fuma muito pouco, em festas ou na casa de amigos. Na matéria ela combate a afirmação de que fumar maconha é crime e, parecendo pressentir consequências, justifica-se: "Infelizmente, muitos vão entender errado e achar que passei a ser um modelo negativo porque resolvi dizer que gosto do efeito da maconha".

Em nota oficial, a TV Cultura disse: "não podemos permitir a manifestação pública de funcionários e colaboradores de práticas atentatórias às leis vigentes no país". Em entrevista ao Jornal da Lilian, a apresentadora Soninha disse que não esperava uma repercussão tão grande da reportagem em que ela afirmou à revista Época que fuma maconha. Ela disse que a revista não explicou que a sua foto sairia em destaque na capa e em outdoors espalhados pela cidade. “Eu fui trouxa. Não estou arrependida do que disse, mas fui ingênua ao não perguntar outros detalhes da reportagem. Acabei na capa da revista e em outdoors sem ter sido avisada”, desabafou.

A apresentadora afirmou também que está triste com o fim do programa RG, da TV Cultura, destinado ao público adolescente. “Só fumo socialmente” Soninha admitiu que fuma maconha na casa de amigos, em reuniões e festas, mas negou que seja usuária constante da droga. “Fumo muito pouco e raramente”, contou. A apresentadora também negou ser compradora da droga. “Sou incoerente: nunca conseguiria alimentar o tráfico.”

A apresentadora já disse que vê até o lado bom da repercussão. “Quem sabe a minha afirmação não abre uma discussão sobre o assunto. Quem sabe a polêmica não se transforma numa bandeira para os usuários”. Para ela, nem todos os usuários de maconha são drogados. “Assim como existe aquele que bebe socialmente, existe aquele que fuma socialmente”, comparou.

QUESTÃO LEGAL

Soninha é a favor da descriminação do uso da maconha. Para ela, a droga é tão maléfica quanto o cigarro e o álcool. “O pior castigo é o crime, a exclusão, a formação de guetos na sociedade.” A proposta da apresentadora seria a liberação parcial do consumo da maconha. As restrições recairiam sobre os menores de 18 anos, o consumo em local público e a proibição de anúncios e propagandas. “Eu sei que aquela tese ‘liberar para depois educar’ não funciona”, declarou.

A apresentadora, que tem três filhas, disse que as meninas são mais “caretas” do que ela nesse ponto. “Elas não usam drogas e detestam maconha. Mas sabem que a mãe é usuária”, contou. Ela também reforçou que não fuma, não bebe e detesta outras drogas: “Nunca tomei um porre na vida e detesto cocaína”

ACÇÃO CONTRA A REVISTA

A apresentadora disse que vai consultar advogados para saber se pode processar a revista por causa do modo como a matéria foi exposta ao público. “Os jornalistas podem dizer que fui ingênua, mas realmente disse a verdade. Só não tinha falado antes sobre o assunto porque ninguém me perguntou”, disse.

Com relação à TV Cultura, a apresentadora se diz mais conformada. “Eu entendo a atitude da emissora, mas não esperava aquela nota reforçando a frase que usaram na capa da revista”, afirmou. Ela disse que gostava muito do programa e sente muito pelo fim da atração. Soninha, que tem colunas semanais em outros dois veículos e apresenta um programa de esportes num canal a cabo, espera não ser punida novamente pela mídia.

Notícia: CMI Brasil

Fonte: Observatório da Imprensa


OUTROS LINKS:
Blog da Soninha
Website da Vereadora Soninha

2 Comments:

At 29/09/2008, 19:28:00, Anonymous Anónimo said...

Sensacionalismo! Isso é imprensa!
Infelizmente, a própria repressão à maconha ainda é muito mais nociva e desgastante a que os efeitos da própria.

Agora, juntos pensamos. Qual é o motivo de tamanho interesse pela não legalização? Pessoas inteligentes estão por trás disso!

Bobo somos nós que telespectamos a vida!

 
At 09/03/2011, 05:38:00, Anonymous Anónimo said...

Aprendi muito

 

Enviar um comentário

<< Home